MUCURI

Primeira cidade da Bahia para quem vem pelo Sudeste, a pequena Mucuri está inserida na Área de Proteção Ambiental da Costa Dourada. O cartão-postal da região é a praia que dá nome à reserva, emoldurada por falésias coloridas que chegam a 15 metros de altura.

Pescadores se reúnem no porto para oferecer peixes fresquinhos

 

O cenário rústico é composto ainda por lagoas, manguezais, restingas e mata Atlântica.
Um dos atrativos da antiga vila de pescadores é a passarela ecológica do Gigica, construída para dar acesso à praia. Suspensa sobre o manguezal e feita de madeira, a ponte tem 300 metros de comprimento.

Perto dali fica o porto, às margens do rio Mucuri e ponto de encontro para comércio de peixes e camarões frescos. Aprecie as delícias nos quiosques da região – destaque para a Barraca do Claudinho – e, de brinde, ganhe um belíssimo pôr do sol.

 

Mucuri é conhecida na região também por conta de seu variado artesanato. Trabalhos em cestaria, mosaico, bordado e pintura são encontrados no Espaço do Artesão.

 

História

A história de Mucuri foi registrada por colonos e aventureiros que atravessaram a região, a exemplo do historiador e precursor do movimento bandeirante na Bahia, Gabriel Soares de Sousa. Os registros se referem à presença dos temidos índios botocudos, que resistiram bravamente à dominação do homem branco. Eram nômadescaçadores e extremamente ferozes. A prática da antropofagia entre eles vinha da crença de que comer a carne do inimigo que era forte e destemido lhes traria também força e coragem.

As primeiras expedições portuguesas à região aconteceram no século XVI; duas bandeiras, lideradas respectivamente pelo português Martim Carvalho e pelo mestre de campo Antônio da Silva Guimarães, registraram passagem pelo rio Mucuri em busca de ouropedras preciosas e escravos índios. A partir da aldeia de Mucuri, formada por índios e portugueses degredados, nasceu São José de Porto Alegre, um dos primeiros núcleos urbanos do extremo sul da Bahia.

Antiga aldeia dos índios aimorés, a região começou a ser explorada no século XVI na busca de ouro e pedras preciosas, mas o povoamento foi dificultado devido à ferocidade dos índios. Por volta do século XVIII, chegaram, à região, alemães e suíços que se estabeleceram cultivando café. Em virtude da Ordem Régia datada de 10 de outubro do ano de 1769, criou-se o município chamado São José de Porto Alegre, cuja instalação se deu a 15 de outubro de 1779 pelo ouvidor-geral da comarca de Porto Seguro, José Xavier de Machado Monteiro.

O distrito-sede deve sua criação ao alvará de 22 de dezembro de 1795, data em que foi a Capela de São José elevada à categoria de freguesia eclesiástica pelo então arcebispo dom Frei Antonio Correia, com o nome de São José de Porto Alegre.

Em 1931, o topônimo foi mudado para Mucuri. Os nativos de Mucuri são chamados mucurienses.

O município está situado na divisa com os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, Mucuri possui 35 quilômetros de praias urbanas e virgens com falésias e inúmeros coqueirais. O município de Mucuri comemora o seu aniversário, a contar da autorização de uma ordem régia, dia 10 de outubro de 1769. A vila fundada nesta data com o nome do padroeiro, São José de Porto Alegre, sofreu diversas modificações para chegar até a atual divisão política vigente.

Atualmente está despertando para o turismo recebendo, em sua grande maioria, mineirosgoianos e baianos. Seu nome tem origem na língua tupi e é o nome de uma madeira abundante no local. Seu padroeiro é São José.

 

Geografia

Município litorâneo, Mucuri é o limite sul do estado da Bahia, fazendo, portanto, fronteira com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem
Estamos online!
Olá,
Podemos ajudar?